sexta-feira, abril 11, 2008

Casa Batlló

Foi pedido a Gaudí que restaurasse a casa que a família Batlló possuía no Paseo de Gracia, num bairro elegante de Barcelona. O proprietário pretendia demolir o anterior edifício e mandar construir um novo. Mas Gaudí preferiu , a partir da estrutura existente, projectar novas fachadas e redestribuir por completo os espaços interiores. O resultado foi esta obra surpreendente , em que Gaudí aplicou soluções ditadas unicamente pela sua própria estética e fantasia.
Um dos aspectos mais interessantes desta casa é a ausência quase completa de linhas rectas, tanto no exterior como no interior.











Com a canção construamos no escuro
altas paredes de sonho, defesa deste turbilhão.
Pela noite chega o rumor de muitas fontes:
estamos fechando as portas ao medo.



Salvador Espriu

.

14 Comments:

Blogger Kalinka said...

Amiga, hoje é um DIA ESPECIAL.
Quem me dera poder estar na tua companhia, já to disse, tu sabes disso.

Se quiseres passa no meu kalinka para comer uma fatia de bolo, em homenagem a uma grande Amiga minha.

Somos do signo de Carneiro.
Somos os maiores!
Gente boa deste signo, não somos?
Muitos Parabéns.
Beijos de muito carinho.

8:42 da tarde  
Blogger Heloisa said...

ABRACO IMENSO DE PARABENS QUERIDA E DOCE AMIGA******!

BEIJINHOS!

SUA AMIGA, QUE JAMAIS A ESQUECE!

Heloisa
...........

9:31 da tarde  
Blogger Heloisa said...

E...
ESTA ENCOSTA******ESTA' REPLECTA DE BELEZA _DA TERRA E DO MAR_DE POESIA_!!!!!!!!

ABRACO-A COM MUITO CARINHO!

OBRIGADA POR ME PERMITIR CHAMA'-LA DE AMIGA********!!!!!!

SUA,
Heloisa
........

9:35 da tarde  
Blogger Luna said...

Barcelona, para mim uma das cidades mais lindas de espanha,
e gaudi prima pela diferença, espetacular
beijinhos

12:18 da manhã  
Blogger Isamar said...

Gaudi, um arquitecto que nos deslumbra, que revolucionou a arquitectura e que é admirado no mundo.
Belas imagens.

Beijinhosssss

8:11 da tarde  
Blogger hfm said...

Por dentro guardo as linhas curvas e especialmente os arcos. De fora guardo o ar de casa de gnomo que me levou à infância.

12:11 da tarde  
Blogger poetaeusou . . . said...

*
penso
que nas fraldas
dos montes Hermínios,
vi bué de estilos arquitectónicos,
semelhantes á casa Batilló,
e falados a alto nível,
,
ou sonhei ???
,
olha, ana,
vou me encostar ao mar . . .
,
conchinhas, catalãs . . .
,
*

11:49 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

mais um post e estarei planejando conhecer Barcelona, que os teus e tua sensibilidade instigam e estimulam. Diga-me: também teu aniversário em abril, dia que já passou? se sim, me desculpa a indelicadeza, és uma pessoa que habita minha alma ejamais esquecerei. meu abraço de imensa felicidade, sempre. beijo, Ana.

7:13 da tarde  
Blogger Carminda Pinho said...

Ana
Surpreendente esta fachada.
Gaudi é um dos maiores...
Barcelona é uma cidade linda.

Beijos

5:51 da manhã  
Blogger Amaral said...

Desejo a todos os que tiveram a paciência de me ler ao longo de mais de três anos, um eterno momento de felicidade nas vossas vidas terrenas e que, cedo, entendam no vosso coração o porquê da dádiva que foi experienciarem a Vida desta forma...
Na certeza de que o Deus do vosso entendimento falar-vos-à sempre na voz da vossa consciência!
OBRIGADO!!!
(Amaral Nascimento)

10:21 da manhã  
Blogger © Maria Manuel said...

estou a gostar de "seguir" esta tua viagem...

... e um breve poema de esperança

11:30 da manhã  
Blogger nOgS said...

Um dos exemplos da genialidade e criatividade do Gaudí.

Adoro, adoro.

Adorei o conjunto do post.

10:24 da manhã  
Blogger DE-PROPOSITO said...

A ARTE!... De qualquer forma a arte encontra-se em todas as coisas. Até nas coisas 'más'.
Fica bem.
Felicidades.
Manuel

11:30 da manhã  
Blogger Maria said...

Que beleza, Ana.
Gaudí sempre a surpreender-me...

Obrigada pela partilha

Beijinho

5:57 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home