quarta-feira, março 02, 2005

Ode pagã


Foto de Miguel Costa aqui


Viver! - O corpo nu, a saltar, a correr
Numa praia deserta, ou rolando na areia,
Rolando, até ao mar... ( que importa o que a alma anseia?)
Isto sim, é viver!

O Paraíso é nosso e está na terra. Nós
É que temos olhar velado de incerteza;
E julgamos ouvir a voz da Natureza
Ouvindo a nossa voz.

Ilusões! O triunfo, o amor, a poesia...
Não merecem, sequer, um dia à beira-mar
Vivido plenamente, - a sorver, a beijar
O vento e a maresia.

Viver é estar assim, a fronte ao céu erguida,
Os membros livres, as narinas dilatadas;
Com toda a Natureza, em espírito, as mãos dadas
- O resto não é vida.

Que venha , pois, a brisa e me trespasse a pele,
Para melhor poder compreendê-la e amá-la!
Que a voz do mar me chame e ouvindo a sua fala,
Eu vá e seja dele!

Que o sol penetre bem na minha carne e a deixe
Queimada para sempre! As ondas, uma a uma,
Rebentem no meu corpo e eu fique, ébrio de espuma,
Contente como um peixe!


Carlos Queirós

6 Comments:

Blogger Cris said...

A interacção do Homem com a Natureza aqui tão bem espelhada... e a imagem é linda!

Um beijinho, amiga, é sempre tão bom vir aqui...

Beijinho

1:57 da manhã  
Blogger Daniel Aladiah said...

Olá, Ana
Bonito blog... uma homenagem permanente aos nossos poetas.
Um beijo
Daniel

9:30 da manhã  
Blogger lique said...

A vida real a sobrepôr-se à poesia. A natureza, paraíso real. Obrigada pelo carinho expresso no meu blog. Beijinhos, Ana.

7:35 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um poema em que os acordes do mar são as cordas da vida.

beijinhos
vento

10:47 da tarde  
Blogger Heloisa B.P said...

SOBERBO!
POEMA E IMAGEM!!!!!!!!!

ESCOLHAS DE *SENSIBILIDADE A FLOR DA ALMA*!!!!!!!
BEIJINHO E SAUDADE!
Sua Amiga,
Heloisa.
**************

12:48 da manhã  
Blogger Eellaa said...

Perdoe chegar sem ser convidada. Li teu comentário em um blog amigo e vim te conhecer. Adorei o poema! Voltarei outras vezes se me permitires. Beijos made in brasil.

12:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home