terça-feira, janeiro 15, 2008

Para uma menina com uma flor



Porque você é uma menina com uma flor e tem uma voz que não sai, eu lhe prometo amor eterno, salvo se você bater pino, o que, aliás, você não vai nunca porque você acorda tarde, tem um ar recuado e gosta de brigadeiro: quero dizer, o doce feito com leite condensado.


(...)

E já que você é uma menina com uma flor e eu estou vendo você subir agora - tão purinha entre as marias -sem-vergonha - a ladeira que traz ao nosso chalé, aqui nestas montanhas recortadas pela mão presciente de Guignard; e o meu coração , como quando você me disse que me amava, põe-se a bater cada vez mais depressa. E porque eu me levanto para recolher você no meu abraço, e o mato à nossa volta se faz murmuroso e se enche de vaga-lumes enquanto a noite desce com seus segredos, suas mortes, seus espantos - eu sei , ah, eu sei que o meu amor por você é feito de todos os amores que eu já tive, e voce é a filha dileta de todas as mulheres que eu amei ; e que todas as mulheres que eu amei, como tristes estátuas ao longo da áleia de um jardim noturno, foram passando você de mão em mão, de mão em mão até mim, cuspindo no seu rosto e enfeitando a sua fronte de grinaldas, foram passando você até mim, entre cantos , súplicas e vociferações - porque você é linda , porque você é meiga e sobretudo porque você é uma menina com uma flor.



Vinicius de Moraes



... e porque sei a ternura com que escolheste este livro para mim, e o trouxeste atravessando o oceano, obrigada, Jorge.

.

13 Comments:

Blogger Maria said...

Este post podia chamar-se "ternura".....

Beijos

7:58 da tarde  
Blogger Flor de Tília said...

Vinicius endeusou a mulher. Eterno amante deixou-nos a sua excelente poesia.Lê-lo é partir, é voar rumo ao amor.

Abraço

****

4:06 da tarde  
Blogger Amaral said...

Porque a flor é o rosto duma criança sorrindo, Vinicius sorriu com esta oferta que nos brindou...
A menina, a ternura, a flor, o livro que é a mensagem que purifica a alma...
Para alguém, sempre, com amor!!!

1:08 da manhã  
Blogger © Maria Manuel said...

muito bonita esta mensagem á menina «com uma flor».

8:58 da manhã  
Blogger José Leite said...

Parabéns por este Vinicius, eternamente Vinicius!

10:47 da manhã  
Blogger hfm said...

Palavras belíssimas!

12:22 da tarde  
Blogger Kalinka said...

Venho desejar-te uma boa semana.
Hoje enviei-te um sms, aguardo resposta, minha Amiga.

5:02 da tarde  
Blogger ~pi said...

ler como quem se derrete...

4:00 da tarde  
Blogger Isamar said...

Um presente especial de alguém que te é muito especial. Tudo mereces doce Ana. Tenho uma ternura muito especial por ti.
Tens prémio no meu blogue, querida amiga. Vai lá, retira-o, é teu. Esta amizade prosseguirá. Com o mar à vista!

Beijinhosssss


Bom fim de semana!

9:16 da manhã  
Blogger Maria said...

Tens um prémio lá no cheiro, Ana.
é teu, vai lá buscá-lo....

Beijos

4:57 da manhã  
Blogger Carminda Pinho said...

e, é tão doce este texto...como brigadeiro, aquele que é feito com leite condensado.
Os amigos, surpeendem-nos ás vezes...com tanta ternura.:)

Beijos e, bom domingo

1:48 da tarde  
Blogger poetaeusou . . . said...

*
uma encosta do mar . . .
em flor,
,
conchinhas
,
*

2:49 da tarde  
Blogger APC said...

Gosto tanto do teu mundo encantado, Ana!
E de ti, que és ser único e muito bonito.
Beijos

6:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home