sexta-feira, setembro 02, 2011

Para ti

Praia do Tofo (da net)



Foi para ti
que desfolhei a chuva
para ti soltei o perfume da terra
toquei no nada
e para ti foi tudo

Para ti criei todas as palavras
e todas me faltaram
no minuto em que talhei
o sabor do sempre

Para ti dei voz
às minhas mãos
abri os gomos do tempo
assaltei o mundo
e pensei que tudo estava em nós
nesse doce engano
de tudo sermos donos
sem nada termos
simplesmente porque era de noite
e não dormíamos
eu descia em teu peito
para me procurar
e antes que a escuridão
nos cingisse a cintura
ficávamos nos olhos
vivendo de um só
amando de uma só vida


Mia Couto
(in Raiz de Orvalho e Outros Poemas )


....................................

Tenho andado ausente do blog e tenho tido pouca oportunidade de comentar nos vossos espaços. Desculpem.
Vou ficar, durante algum tempo, ainda mais ausente.
Vou ao encontro do azul do Índico, do sopro do vento nos coqueiros, dos poentes de fogo, do silêncio das noites cobertas de estrelas. Vou ao encontro de um lugar de paz, do sorriso e do carinho do Alex.
Até breve, amigos !
Até já , meu filho *


.

11 Comments:

Blogger Isamar said...

Gosto muito de Mia Couto. Na prosa e na poesia. Escolha excelente, como sempre! Quanto à Praia do Tofo, lembrei-me imediatamente do filho, da tua saída ao encontro dos seus braços e abraços, no outro lado do mar.Que tenhas umas férias muito felizes!

Bem-hajas!

Mil beijinhos

4:57 da tarde  
Blogger BlueShell said...

Foi bom reler Mia Couto. Um dos meus preferidos.
Obrigada. BJ

9:30 da tarde  
Blogger Parapeito said...

um belo poema de Mia e uma excelente imagem.
Brisas doces para a acompanherem na sua viagem*

9:22 da manhã  
Blogger Maré Viva said...

Nada como levar na cabeça um poema de Mia Couto, quando se viaja para as margens do Índico...
Que ele se mantenha azul, que os coqueiros continuem dançando ao sabor do vento, que o fogo arda nos poentes e as estrelas se passeiem em silêncio pelas noites cálidas.
Que voltes renovada e rica de memórias.
Beijos.

3:25 da tarde  
Blogger BlueShell said...

Vinha saber de ti...porque tardas???
Pssst...precisamos de ti...então???
Beijo onde quer que estejas.

7:43 da tarde  
Blogger Daniel Aladiah said...

Qurida Ana
Bons ventos te tragam dos mares de Moçambique, para que possas beijar a tua praia atlântica.
Um beijo
Daniel

12:43 da tarde  
Blogger tulipa said...

AMIGA
Todos os dias precisamos de quem nos levante a moral...
eu assim funciono!
Acho que tu e todos, como eu, precisamos.
Hoje decidi dar-te uns miminhos:
1 - gosto de ti;
2 - gosto que sejas minha amiga;
3 - gosto da tua encosta! tu sabe-lo bem.
4 - és uma Mulher de M grande, eu bem sei. És o meu pilar!

Tanta coisa já aconteceu, desde que foste para aquelas paisagens longínquas e maravilhosas, a minha terra.
Já regressaste!
Vieste cheia de energia, senti isso.
Mas...tal como eu,
a energia é mesmo "nossa" - cá de dentro, eu sei.

O meu post de ontem, dia do centenário de Manuel da Fonseca, fi-lo em homenagem a esse grande escritor e sabes o que descobri: que o "amigo-poeta" Vieira Calado conheceu pessoalmente o Manuel da Fonseca, um neo-realista de mérito, quando deu aulas em Santiago do Cacém.
Vês as coisas que se descobrem, nesta partilha de afectos e informação?
Por isso, digo que a blogosfera faz-me muita falta.
Sou acérrima defensora dos meus blogues e da partilha que acontece entre nós blogueiros/bloguistas.
Por isso, sinto a tua falta na blogosfera.
Vem, Amiga!
Beijinho da Tulipa (Ester)

1:16 da tarde  
Blogger © Maria Manuel said...

e deixaste-nos com este belíssimo poema de Mia Couto e esse azul de imensidão!

mas já voltaste, espero que tudo bem, beijos muitos,
Maria manuel

4:12 da tarde  
Blogger Branca said...

Lindísimo o poema de Mia Couto, como tudo que sai das suas mãos.

Por ti fico feliz que vás ao encontro de um amor maior, juntando o útil ao agradável e conhecendo novas paragens e novas gentes.

Beijinhos
Branca

2:05 da manhã  
Blogger ► JOTA ENE ◄ said...

ººº
Bela poesia ...

3:10 da tarde  
Blogger © Maria Manuel said...

voltei para reler e dar-te um beijinho :)

6:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home