Uma troca simples de mãos para que a melodia vingue

Palavras tingidas de mágoa ou coloridas de esperança, o reflexo dos dias
Este é um dos resultados de uma pesquisa feita no Google sobre o significado da palavra "Virtual". Verifiquei que há várias opções sobre o significado desta palavra, conforme o contexto em que é utilizada. De qualquer modo, não fiquei elucidada sobre se se pode aplicar a sentimentos e , concretamente, à amizade.
Vem isto a propósito da atribuição que me foi feita do Prémio "Amitié Virtuelle", pela Sophiamar do A ver o mar... e pela Maria do O cheiro da ilha.
Seria impossível não ficar sensibilizada e agradecida pela atribuição deste prémio. A Amizade é um bem raro, que se deve cultivar . Não concordo , no entanto, em atribuir-lhe a categoria de virtual. As afinidades que se vão criando na net, entre pessoas que nunca se viram, e possívelmente nunca se verão, geram um sentimento que é bem real. O facto de nunca nos termos olhado , não impede que julgue conhecer as pessoas, com quem me cruzo na blogosfera ,de uma forma mais intensa do que a muitas que vejo todos os dias. Julgo não me enganar ao dizer que sei aquilo de que gostam, aquilo que pensam sobre determinados assuntos. Julgo que encontro, entre mim e algumas dessas pessoas, formas semelhantes de olhar a vida, e interesses idênticos. As palavras, que me deixam como comentário, são um reflexo do seu interior. Assim se gera um sentimento real de amizade. E sei que, no caso de necessidade de ajuda , ela virá sempre, nem que seja num simples "smile" , ou em meia dúzia de palavras de estímulo.
Obrigada, amiga Sophiamar. Obrigada, amiga Maria. A vocês duas, por este prémio que me atribuíram, e que retribuo com igual amizade. Obrigada, também, a todos os outros que passam com regularidade pela Encosta do Mar. Podem crer que a vossa presença contribui para tornar os meus dias mais brilhantes.
.
AMIGO
Mal nos conhecemos
Inaugurámos a palavra Amigo!
Amigo é um sorriso
De boca em boca,
Um olhar bem limpo
Uma casa, mesmo modesta, que se oferece,
Um coração a pulsar
Na nossa mão!
Amigo (recordam-se, vocês aí,
Escrupulosos detritos?)
Amigo é o contrário de inimigo!
Amigo é o erro corrigido,
Não o erro perseguido, explorado.
É a verdade partilhada, praticada.
Amigo é a solidão derrotada!
Amigo é uma grande tarefa,
Um trabalho sem fim,
Um espaço útil, um tempo fértil,
Amigo vai ser, é já uma grande festa!
Alexandre O'Neill
.
É esta festa que partilho com a Sophiamar de A Ver o Mar... e a Maria de O Cheiro da Ilha . Com elas encontro afinidades e partilho gostos e emoções. E entre nós germinou a Amizade, bem real.
O mesmo acontece com o Amaral de Laramablog , o Daniel de Humores , a Helena de Linha de Cabotagem , a Kalinka de Kalinka , a Lena de Cabana de Palavras , a Maria M. de Blog com palavras ao fundo , a O'Sanji de Plan(o)alto , o Platero de Click Portugal , o Poeta de Poeta eu sou e o Spectrum de PostScriptum .
Refiro, apenas, aqueles que há mais tempo me acompanham, e não esqueço alguns que hoje se encontram afastados da blogosfera, mas que persistem na minha memória, como o Albino de Poliedro e a minha amiga Heloísa de que, infelizmente, perdi o link do blog.
É com todos vós que a solidão é derrotada.
.