sábado, setembro 03, 2005

Escrito com tinta verde


Foto de autor desconhecido


A tinta verde cria jardins, selvas, prados,
folhagens onde cantam letras,
palavras que são árvores,
frases que são verdes constelações.

Deixa que minhas palavras , ó branca, desçam e te cubram
como uma chuva de folhas a um campo de neve,
como a hera à estátua,
como a tinta a esta página.

Braços, cintura, pescoço, seios,
a fronte pura como o mar,
a nuca de bosque no outono,
os dentes que mordem um fio de erva.

Teu corpo constela-se de signos verdes
como o corpo da árvore de recenetos.
Não te afronte tanta pequena cicatriz luminosa:
olha o céu e sua verde tatuagem de estrelas.


Octávio Paz
(tradução de Luís Pignatelli)

7 Comments:

Blogger in_finito said...

Lindo, Ana! Tens esse dom de nos trazer lindos textos pouco conhecidos. E como o verde é preciso...

11:07 da tarde  
Blogger Kalinka said...

ANA:
Que bom...vieste dar-me um sinal, pois estava ansiosa e preocupada por nada saber de ti, mas, hoje sim, aqui vieste e estou Feliz por isso. Muito obrigada pela tua presença aqui e no meu cantinho.

Mais um belo poema...
»...olha o céu e sua verde tatuagem de estrelas...» que belo!
Neste momento, estou mesmo à janela e olhando o céu vejo uma tatuagem com uma estrela mais brilhante do que qualquer outra, és TU com toda a certeza. Beijokas.

12:21 da manhã  
Blogger Vênus said...

Olá Ana,
Fiquei muito feliz com tua visita, eu estava mesmo sentindo tua falta...

"olha o céu e sua verde tatuagem de estrelas"

Adorei o poema!
Beijos

1:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É sem dúvida um bom poema do Octávio Paz, também já o tinha publicado no blog aqui há uns tempos. Boa selecção.

12:09 da tarde  
Blogger murmurio do silencio said...

"palavras que são árvores,
frases que são verdes constelações"


Mágico, belo. Boa escolha.



beijo menina :)

12:19 da manhã  
Blogger Quem sabe... said...

Lindo ...faz-nos pairar por ai...por ....

:)

3:57 da tarde  
Blogger mdm said...

Gosto das cores!

5:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home