segunda-feira, outubro 04, 2010

Poema à mãe

Maternidade (Almada Negreiros)
.
.
.
No mais fundo de ti,
Eu sei que te traí, mãe.
.
Tudo porque já não sou
O menino adormecido
No fundo dos teus olhos.
.
Tudo porque ignoras
Que há leitos onde o frio não se demora
E noites rumorosas de águas matinais.
.
Por isso, às vezes, as palavras que te digo
São duras, mãe,
E o nosso amor é infeliz.
.
Tudo porque perdi as rosas brancas
Que apertava junto ao coração
No retrato da moldura.
.
Se soubesses como ainda amo as rosas,
Talvez não enchesses as horas de pesadelos.
.
Mas tu esqueceste muita coisa;
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
Que todo o meu corpo cresceu,
E até o meu coração
Ficou enorme, mãe.
.
Olha - queres ouvir-me?-
Às vezes ainda sou o menino
Que adormeceu nos teus olhos;
.
Ainda aperto contra o coração
Rosas tão brancas
Como as que tens na moldura;
.
Ainda ouço a tua voz :
"Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal ..."
.
Mas - tu sabes - a noite é enorme
e todo o meu corpo cresceu .
Eu saí da moldura
Dei às aves os meus olhos a beber.
.
Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo as rosas.
.
Boa noite. Eu vou com as aves.
.
.
.
Eugénio de Andrade
.
.
... À memória da minha Mãe.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Este Eugénio dá cabo de nós...
Saudades de TU!

Beijo, Ana.
Maria

12:39 da manhã  
Blogger Graça said...

Eugénio de Andrade... sempre belo.

[memórias que nunca se apagarão]

Um beijo de carinho e bom feriado.

2:14 da tarde  
Blogger Maré Viva said...

Um poema pungente de Eugénio que fala de um filho que cresceu e se perdeu nas água tumultuosas da vida, mas que nas horas tristes procura o colo de sua mãe e relembra o menino que era dela...

Beijos.

2:45 da tarde  
Blogger © Maria Manuel said...

dos meis belos e comoventes poemas.

um abraço grande, pensando em ti.

5:41 da tarde  
Blogger DE-PROPOSITO said...

A poesia com a sua beleza!
---------
Felicidades
Manuel

6:11 da tarde  
Blogger Branca said...

A melhor escolha para uma homenagem tão linda!
EUugénio de Andrade é sempre uma emoção!
Beijos de carinho.

1:34 da manhã  
Blogger lupuscanissignatus said...

imemorial

voz


[mineral]



*beijo*

12:10 da manhã  
Blogger tulipa said...

Já há alguns dias que eu não postava nada nos meus 2 blogues.

Acontece que hoje quis fazer um post precisamente sobre a minha sobrinha Tânia e quando queria fazer copy-paste de um e-mail que recebi e acho que tem a ver com a situação dela...o blogger não me permitiu copiar.
Nunca tal coisa me tinha acontecido, por isso acho muito estranho e quero perguntar se sabe de algo que esteja a acontecer com os posts nos blogues?

Entretanto, entrei um fórum de ajuda e encontrei pessoas do Brasil com o mesmo problema, só que em Junho de 2009.

Aqui estão questões colocadas no tal fórum:
Tenho um blog, e copio e colo as noticias, mas sempre da erro de html, tentei fazer aquele jeito de mandar por mail, mas tambem deu erro(fiz no word).
O que eu faço, estou quase deixando o blogger por causa disso.
Detalhe: eu não faço plagio, pois sempre que copio noticias coloco a fonte.
Não estou conseguindo copiar do word e colar na postagem do meu blog. As referensias sobre o assunto que estão aqui no forum não me ajudaram. Alguém sabe o procedimento para resolver este problema?

Desculpa o meu pedido de ajuda, no lugar de um comentário, mas estou mesmo aflita!!!

6:30 da tarde  
Blogger poetaeusou . . . said...

*
Mãe é vida,
como se pode ofender,
caluniar, maltratar !
a própria Mãe !
,
conchinhas,
,
*

11:00 da tarde  
Blogger tecas said...

Eugénio de Andrade, é um dos meus poetas preferidos. é de todos o mais belo. Tenho o disco dele a declamar.Comove de tão sentido.
Bjito, Ana e boa semana.

11:42 da tarde  
Blogger A.S. said...

Com muita emoção li este poema...

Beijos, Ana!

9:23 da manhã  
Blogger Pedro said...

Para aplaudir.
Muito.
De pé...

6:43 da tarde  
Blogger Pedro said...

Para aplaudir.
Muito.
De pé...

6:43 da tarde  
Blogger Parapeito said...

Cheguei aqui por acaso e fui andando e lendo.
Excelentes poemas e belas fotos...parei aqui porque adoro Eugénio e este poema .
Até podemos voar...mas que nunca se dê por esquecido o ninho
brisas doces para todos

5:56 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home